MINHA HISTÓRIA
Nasci numa família de agricultores, na região do Vale do Paraíba, na cidade de Taubaté, aos dois de setembro de 1978. Meus pais me deram uma irmã mais velha e um irmão caçula que, por obra do acaso, vontade de Deus ou planejamento familiar, nasceram no mesmo dia em que eu. Isso mesmo, nós três nascemos no dia dois de setembro, em anos distintos, respeitando o intervalo de dois anos entre um e outro.
Minha infância foi vivida na zona rural, fosse em Tremembé ou Taubaté, nas fazendas onde viviam meus avós ou onde trabalhava meu pai.
Foi uma infância e início de adolescência muito ricos em termo de experiências, pois o campo apresentava a vastidão de possibilidades para uma criança em fase de descoberta. Os dias de semana eram destinados as aulas na escola e cursos de idiomas, informática entre outros, enquanto os fins de semana eram vividos nadando nos rios, escorregando nos morros, pescando, jogando bola no campinho, montando, subindo em árvores ou brincando nas máquinas destinadas ao trabalho da minha família.
Meus pais, por terem sido muito pobres e sofrido privação em sua infância, incutiram a ideia de que estudar era o caminho para “vencer na vida” e que preparar-me para um concurso público ou uma profissão que oferecesse uma estabilidade seria, além de ideal, o correto.
Não obstante, me conscientizaram da importância do trabalho e ainda aos doze anos iniciei minha primeira atividade laborativa. Meus pais inauguraram uma sorveteria, chamada Sabor & Arte, onde trabalhávamos minha mãe, irmã mais velha e eu.
Foi na sorveteria que aprendi, ainda que sem saber, empreendedorismo. A venda, administração, contas a pagar, a receber e principalmente o relacionamento interpessoal foram matérias que aprendi e desenvolvi naquela empresa até meus 16 anos.
Depois de quatro anos de muito aprendizado e ótimas experiências naquela empresa, passei a administrar, em uma parte do tempo, a Fazenda onde meu pai trabalhava. Ele havia assumido um mandato de Juiz Classista naquele ano e como se dedicava a este cargo no período vespertino, era eu quem conduzia os trabalhos na fazenda naquele período.
Ainda enquanto partilhava a condução da fazenda com meu pai, descobri meu primeiro hobby, a capoeira. Foi no ano de 1996 que descobri essa que, para mim é a mais bonita manifestação afro-brasileira existente, a capoeira.
Na capoeira tive mais uma vez a oportunidade de viver num universo de experiências sem fim. A quebra de paradigmas era constante, pois deparei-me com um mundo diferente do meu. A inteligência dos descendentes dos negros escravos, que não tiveram acesso aos bancos escolares, mas que eram dotados de um conhecimento magnifico, me encantou de tal forma que, não pude deixar de notar o quanto de sabedoria e inteligência vivia na experiência e não somente na formalidade dos bancos escolares.
Foi na capoeira que o amor pelo relacionamento interpessoal gritou mais alto e ela foi o primeiro veículo que encontrei para comunicar minhas crenças, valores e conhecimento. A capoeira me ensinou muito e me fez multiplicador desse conhecimento.
Fabiano Crozariol
MENTOR DE PRODUTIVIDADE
Em 1997 ingressei na Faculdade de Direito, por influência de meus pais. Fui um excelente aluno, dedicado, voraz pelo conhecimento, mas no decorrer do curso já havia percebido que aquele não era meu lugar. Me formei em 2002, fui aprovado na prova da OAB em 2003, mas optei por não trabalhar na área, muito menos, prestar concursos com a finalidade de buscar estabilidade.
A instabilidade fazia mais sentido para alguém que buscava evolução como ser humano e foi então que decidi buscar uma experiência mais desafiadora ainda. Em 2004, já formado professor de capoeira, embarquei para a Espanha a fim de dar aulas de capoeira e levar, além do conhecimento técnico da capoeira, a brasilidade, nossa história, cultura e claro, meus valores e conhecimento.
Foram três anos de muito desafio, pois inserir-me numa cultura diferente da minha, me forçou a aprender novas formas de comunicação, verbal e não verbal, bem como, a coexistência das culturas brasileira e espanhola dentro de mim.
Em 2007, de volta ao Brasil, voltei a estudar e dessa vez, mais experimentado e com a certeza de que trocar conhecimento e experiência era o caminho da minha realização profissional e pessoal, enveredei para o lado da neurolinguística, do conhecimento do ser humano e de que maneira ele poderia produzir mais e com mais qualidade, sem abrir mão de viver experiências que dessem sentido à sua vida.
Foram formações diversas, gestão de negócios, sustentabilidade, cursos de finanças pessoais, ou qualquer outro que acrescentasse aos meus valores, formas diferentes de atingir um proposito, sem deixar a vida se apoiar apenas no trabalho.
Por fim, depois de toda essa busca e aprendizado, tive acesso a duas pessoas, Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa, que hoje são meus mentores e que alinhados aos meus valores e percepção de mundo, mostraram a forma com que as escolhas influenciam quem somos e de que forma são fundamentais para construir quem queremos ser.
O conceito de produtividade passou a fazer todo sentido depois de interagir com meus mentores e receber deles, o conhecimento que faltava para costurar a minha experiência de vida anterior, com o que pretendo para meu futuro, compartilhando conhecimento e auxiliando aos que querem produzir mais, melhor e de forma equilibrada, aliando tempo e dinheiro, sem abrir mão de viver experiências incríveis.
Esse sou eu, Fabiano Crozariol da Silva, Mentor de Produtividade e Finanças Pessoais.